quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Casa de Rui Barbosa

Rua São Clemente, 124 - Botafogo
Está aberta ao público de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18h, mas alguns de seus setores oferecem horários próprios.

A Casa de Rui Barbosa está localizada em lote de uma das antigas chácaras de Botafogo que, no século XIX e primeiras décadas do século XX, era o bairro preferido pela aristocracia como área residencial. Em estilo neoclássico, a casa, situada no meio de um vasto jardim, foi residência de Rui e de sua família até 1923.

O terreno fazia parte da fazenda do padre Clemente Martins - que deu origem ao nome da rua (São Clemente) onde fica localizada a casa. O morro próximo, Santa Marta, recebeu o nome da mãe do padre.
Em 1924, um ano após a morte de Rui Barbosa, o governo brasileiro comprou o prédio, inclusive a biblioteca e seu arquivo. Quatro anos mais tarde, adquiriria também o mobiliário.

Em 13 de agosto de 1930 o presidente Washington Luís inaugurou a casa como o primeiro museu-casa do Brasil, homenageando seu antigo líder político. Núcleo original do que é hoje a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Museu desenvolve atividades de pesquisa, conservação e educação, além de promover projetos de integração com a comunidade.

Rui Barbosa é um dos personagens mais conhecidos da história do Brasil. Nascido na Bahia, em 5 de novembro de 1849, fixou-se no Rio de Janeiro em 1879, ao ser eleito para a Assembléia Legislativa da Corte Imperial.

Ganhou prestígio como orador, jurista e jornalista defensor das liberdades civis e foi por duas vezes, candidato à Presidência da República.

Estudioso da língua portuguesa, presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Em 1907, representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz em Haia e, já no final de sua vida, foi eleito Juiz daquela Corte Internacional.

A casa conta com dependências anexas que ofereciam apoio ao funcionamento da residência. Ficavam ali os quartos destinados aos empregados – cerca de onze pessoas, entre os que serviam à casa, à cozinha e às crianças e o cocheiro – a partir de 1915, motorista.

A garagem da casa, que é uma antiga cocheira, abriga quatro viaturas: três carros de tração animal e um automóvel Benz, de tração a motor. Os tanques à entrada da garagem serviam de bebedouro para os cavalos que puxavam os veículos de tração animal.

House of Rui Barbosa

Rua São Clemente, 124-Botafogo

Rui Barbosa’s House is located in a lot of one of the old ranches from Botafogo, which, in the 19th century and the first decades of the 20th century, was preferred neighborhood by the aristocracy as a residential area. In the neoclassical style, the House, situated in the middle of a vast garden, was the residence of Rui and his family until 1923.

The land was part of a farm of father Clemente Martins-which gave rise to the name of the street (St. Clement) where is located the House. The next hill, Santa Marta, received the name of father’s mother.
In 1924, a year after the death of Rui Barbosa, the Brazilian Government bought the building, including the library and its archive. Four years later, would acquire the furnishings.

In August 13, 1930 the President Washington Luís opened the House as the first museum-house of Brazil, honoring his former political leader.

The original nucleus of what is now the foundation Casa de Rui Barbosa, the Museum develops activities of research, conservation and education, and promote community integration projects.

Rui Barbosa is one of the best-known persons in the Brazil’s history. Born in Bahia state, at November 5, 1849, settled in Rio de Janeiro in 1879, to be elected to the Legislative Assembly of the Imperial Court.
Gained prestige as orator, lawyer, journalist and defender of civil liberties and was twice a candidate for the Presidency of Republic.

Scholar of Portuguese language, presided at the Brazilian Academy of Letters after the Machado de Assis’s death. In 1907, he represented Brazil in the second International Peace Conference and, at the end of his life, he was elected Judge of the International Court.

The House has attached dependencies that offered support for the operation of the residence. There were rooms for employees - about eleven people, among those who served at the House, the kitchen and the children and the coachman – from 1915, driver.

The House’s garage, which is a former coach house, have four vehicles: three cars of animal traction and an automobile Benz, motor traction. The tanks at the entrance to the garage served as fountain for horses that pulled the animal traction vehicles.


Frente da casa




Lateral direita da casa


Entrada lateral direita coberta

Anexo dos empregados à esquerda e fundos da casa


Fundos da casa

Fundos e lateral esquerda da casa.

Lateral esquerda da casa.


Tanque de pedra da lavanderia, ao lado da garagem.

Garagem.




Jardim nos fundos da casa.

Quiosque no jardim.


Pérgula vista dos fundos do jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário